Paranapiacaba - IDA e VOLTA: 107km

Olá pessoal,

Esse passeio eu realizei no dia 19/11/2008, nos dias finais das minhas férias do ano passado


Curtindo os últimos dias de férias, saí ontem para mais um passeio por SP.
Aproveitei para testar o quadro e os pneus novos e não poderia ter encontrado um dia melhor.
Tbm aproveitei para testar o novo bagageiro, instalado no mesmo esquema do nosso colega Alcaide. Reinstalei o bauleto, que tanto me ajudou na viagem para Ilhabela.

Os pneus novos são os Maxxis Detonator 1.5. Se eu soubesse como seria pedalar com pneus 1.5, teria comprado há muito mais tempo. Os pneus tem uma rolagem muito boa, além de dar uma segurança maravilhoso, pois, como uso aros de DH, ficaram mais largos do que o normal. Dá para pedalar tranquilo em acostamentos e até em trechos de terra batida sem problemas. Como peguei chuva, lama e areia em todo o trecho de ida (54km), posso dizer que passou no teste com folga.

O quadro é bom, cumpre o seu propósito em sua faixa de preço. É um quadro leve (1980kg - modelo 21"). Tem o ângulo da caixa de direção maior do que o meu quadro anterior (Comet) deixando a frente da bike lenta, mas como o entre-eixos é maior, senti a bike mais estável nas descidas. O que estranhei no quadro é que ele apresenta uma torção na região da caixa de direção e na região do movimento central que as vezes incomoda. Mas é um quadro confortável, com a posiçao de pedalada bem confortável.

A pedalada foi muito gostosa. Saí da minha casa em SP por volta das 10:25hs da manhã e cheguei em casa as 19hs !!!! Claro que parei bastante, tirei muitas fotos, almocei calmamente e ainda fiz um bom lanche na pamonha (Rod. Índio Tibiriça). Somente para constar: A região é de serra, então normalmente está frio. Em Paranapiacaba está sempre chovendo e muito frio, com aberturas de sol. Então leve pelo menos outra camisa para voltar pedalando seco e uma blusa, para usar enquando estiver na Vila.

Segue abaixo os dados da pedalada e as fotos. Espero que gostem !!!
 
Detalhe da fixação do bagageiro:

A braçadeira do Tora Bora é virada para frente. Peguei outra braçadeira, limei a parte de dentro (tirando aquele degrau interno) e instalei logo abaixo da braçadeira original, assim o canote agora conta com 2 apoios.

A bike inteira:

Saindo de SP, Anchieta parada e garoa fina:

Chegando em São Bernardo, a garoa aperta:

Para quem não conhece a saida:

À esquerda: Rod. Índio Tibiriça, a direita: Estrada Velha de Santos (Fechada p/ Bikes)

A neblina começa a baixar e uma chuva começa a cair:

O caminho é repleto de subidas e descidas, até o final:

E a neblina toma conta de tudo. Um frio de rachar !!!


Essas torres de alta tensão, na chuva, fazem um barulhão. É de assustar...

Chegada à Vila de Paranapiacaba (Parte Alta). Deste mirante, em dias de sol, dá para ver todo o litoral de SP. Dizem tbm que daqui sai uma trilha, à pé até São Vicente.

O Visual com neblina já é lindo, imagina com sol.

Dá para ver certinho Mogi Das Cruzes.

Daqui do alto da para ver melhor, é só tomar cuidado para subir a escadinha. Se estiver molhado e de sapatilha, tem que ficar esperto:



Descendo para a vila, cuidado com os paralelepípedos. São muito escorregadios.

Antiga passarela. Se forem passar aqui, favor ir empurrando a bike, é proibido passar pedalando.

Imagina acordar de manhã neste hotel??? Quanto verde hein?

Antiga estação de trem, esta estação é aquela que funciona com o sistema de contrapeso, um trem só sobe, se tiver outro descendo, eles são presos por um sistema de cabos, que fica exposto na antiga casa de maquinas, que virou um museu. No dia estava fechado, mas não sei se está funcionando o Museu, pois não ví nenhuma placa:



Antigo posto médico da EFSJ (Estrada de Ferro Santos-Jundiaí). Hoje funciona lá uma espécie de balcão de informações sobre a cultura e passado do local, tbm com dicas de hospedagem e restaurantes.

Carcaça de trens antigos por todo lado. Tem que ficar esperto, pois de vez enquando, os trens que ainda circulam soltam aquele apito. Dizem que é ouvido à mais de 10km de distância, imagina aqui em cima deles. Mas agora somente trens de carga.


Estado da bike com o ciclotur "offroad" pois com chuva, tudo de torna barro.

E é chegada a hora de mandar um PF no bar da Zilda. Preço R$6,50 (Aceita Cartão de débito). Comida gostosa e bem servida.

E em Paranapiacaba é assim: Ou está chovendo, ou está muito frio. Hoje fez os dois.
Tive que esperar mais de uma hora para retornar, pois chovei bem pesado. Enquando isso, mandei um Gatorade, para aguentar os mais de 50km de volta.

Na volta não tirei fotos, estava muito frio e queria chegar logo em casa, para evitar a hora do rush na Anchieta. Dei somente uma parada no Riacho Grande para fotografar essa parte da represa, que com o sol resolvendo dar uma aparecida, deixou o lago todo prateado. Lindo !


Saída: 10:26hs

Chegada: 19:13hs
Distância total: 107,22km
Tempo pedalado: 6:25hs
Velocidade média: 16,7km/h


Um comentário:

  1. legal... gostei das fotos e do relato. Parabéns pela viagem de bicicleta. Cicloabraços Joãozinho

    ResponderExcluir