69"ers, primeiras impressões

Bom pessoal,


Chegou o dia do tira teima: O teste da bike. O local escolhido é a Trilha das 7 Quedas em Mairiporã. Aproveitei que faz um bom tempo que não chove e acreditei que a parte dos single-tracks estaria seca. Saí de caso com o propósito de forçar a bike, a fim de detectar possíveis erros de montagem. Levei quase todas as minhas ferramentas para esse rolê, caso desse algum problema.

Impressões

A bike é muito ágil e resistente. E ao contrário do que eu achei, ficou muito leve, pouco mais de 15kg. O garfo Surly não fica devendo nada à uma suspensão de baixo curso no conforto e dirigibilidade, e a combinação de garfo e guidão de cromo é perfeita. Sem grandes impactos. O quadro tem um Top Tube imenso... Tive que jogar o selim para frente, pois estava muito esticado em cima da bike.

Mas o que realmente me impressionou foi a combinação da roda 29" e com a 26". A bike virou um trator !!! Sobe com extrema facilidade, sem desperdício de energia. A posição elevada do guidão faz com que o peso do corpo fique em cima da roda traseira, que não perda a tração. Mas, ao contrário do que eu imaginei, a roda dianteira não sai do chão.

A roda 29" é uma maravilha. Ela simplesmente engole todos os obstáculos. Geralmente quando se usa suspensão e aro 26" a roda pode ficar presa em valetas causadas por erosão, mas com a 29" a roda nem entra no buraco, porque ela não cabe !!!! Pedras, troncos de árvore e raizes expostas são ignoradas pela roda. Esse comportamente ainda faz com que a vibração no guidão seja mínima e o controle seja maior.

Estava com receio de curvas em alta velocidade, devido a largura do pneu. Mas a roda dianteira simplesmente gruda no chão, por um motivo óbvio: A superfície de contato com o solo é maior. No Single track tinha uma sessão de zig-zag, umas 6 curvas fechadas para a esquerda e para direita, com um pouco de barro na tangente da curva: Fiz duas passagens, pedalando forte, e a roda traseira derrapava, mas a dianteira não. Fiz de novo, ainda mais rápido, e tomei o primeiro capote... Mas porque a roda traseira simplesmente deslizou e eu caí sentado. A dianteira nem marca de derrapada fez....

Mas apesar de todas as vantagens, a combinação da 29" com a 26" se mostrou, na minha opinião, mais acertada do que a 29", pois ter todo esse arrasto na roda traseira tbm poderia ser ruim.

Agradeço imensamente ao Adil Filoso, que me forneceu o material para a montagem da roda 29" e gentilmente me tirou todas as dúvidas a respeito do mundo das rodas grandes

Seguem algumas fotos.

Início da trilha, com o sol a pino, as 10hs da manhã

Aproveitei que a trilha era quase plana para forçar bastante a bike, mas esse visual eu tive que fotografar:

Uma parada para regular o selim....

Barragem de Mairiporã. Metade do treino, mas resolvi dar mais uma volta

Engraçado... As vezes nem parece que a roda dianteira é 29"

Incrível, estou a 40 minutos de SP....

Chegada. Sem grandes baixas. A bike toda suja como ela merece. Fantástica


Nenhum comentário:

Postar um comentário